Sites para doar e adotar animais

pet-walking

Muita gente decide ter um animal de estimação e corre pra internet procurando canis e gatis que vendam animais por um preço aceitável. Particularmente, eu sou completamente contra a compra de cães e gatos. Não entendo como pode existir alguém que exija um cachorro com pedigree, enquanto milhares de animais estão nas ruas diariamente. Por isso, decidi fazer esse post divulgando algumas das ONGs que eu conheço e admiro o trabalho. Aqui vão elas:

1) AnimaiS.O.S

Screen Shot 2014-07-14 at 6.11.43 PM

A ANIMAIS.O.S é uma ONG, sem fins lucrativos que tem o objetivo de divulgar os direitos dos animais por meio de informações e publicidade patrocinada por colaboradores. Eles também lutam para: acabar com os maus-tratos de animais domésticos e silvestres, acabar com o tráfico de animais e com os matadouros e confinamentos; defender animais ameaçados de extinção e combater o uso de animais em testes da indústria da moda e cosméticos. Lá, você encontra campanhas, informações sobre a legislação, notícias, uma lojinha virtual.

O AnimaiS.O.S possui um sistema de adoção de caráter nacional. Funciona como uma rede social para achar pessoas que estejam procurando um pet para adotar ou que estejam doando algum animal. Lá pode entrar em contato com alguém que esteja doando um gato ou um cachorro ou cadastrar um animal que esteja precisando de um novo lar – supondo que você não possa mais ficar com ele. Eu já resgatei alguns animais da rua e como não posso ficar com todos eles (que bom seria se pudesse rs) sempre coloco para adoção no AnimaiSOS. E pra quem não sabe, eu adotei os meus gatos por meio dessa ONG :). A gata de um casal da zona sul de SP teve cria e eles não podiam ficar com todos os filhotes. Então adotei os dois, ainda bebezinhos e estão até hoje alegrando a minha vida. Dá uma olhada na foto:

A Milky e o Provolone foram adotados no AnimaiSOS!
A Milky e o Provolone foram adotados por meio do AnimaiSOS! *-*

A interface do site:

Screen Shot 2014-07-14 at 6.51.12 PM

 

2) Adote um gatinho

 

logoO Adote um gatinho é uma ONG que resgata gatos e doa o animal gratuitamente após castrá-lo, vaciná-lo, e vermifugá-lo. O trabalho das voluntárias é espetacular e já foi muito divulgado por aí. Para adotar um gato, você só precisa preencher um formulário com seus dados e aceitar os termos de adoção (que incluem por exemplo “telar” todas as janelas de sua casa/apto para que o animal não corra o risco de cair e morrer). O AUG também possui uma lojinha com produtos que ajudam a manter a ONG, rifas e o apadrinhamento, que ajuda a manter os gatinhos com necessidades especiais que dificilmente são adotados (infelizmente!). Mas você também pode fazer doações convencionais, doando dinheiro, rações, areia ou outros produtos. Vale lembrar que a ONG atua na em SP e só doa os animais para a Grande São Paulo/ABC porque elas os entregam pessoalmente.

 

Screen Shot 2014-07-14 at 6.13.57 PM

 

 

3) Confraria dos Miados e Latidos

logo

A Confraria dos Miados e Latidos funciona de forma semelhante ao Adote um Gatinho que atua no Rio de Janeiro. Eles também têm alguns cães para serem adotados! Tal como o AUG, eles também exigem alguns critérios para a adoção dos animais.

 

4) Associação Natureza em Forma

Screen Shot 2014-07-14 at 7.08.53 PM Nessa semana a Folha publicou uma matéria bem legal sobre animais menos populares que cães e gatos que também procuram um lar para chamar de seu. São ratos, cobaias, chinchilas e coelhos usados em testes e até mesmo galos de rinha ou resgatados por maus-tratos. Eu não conhecia o trabalho da Associação Natureza em Forma, mas depois de ler o texto, corri pra conhecer. O destaque fica pro centro de adoção de animais resgatados por voluntários.

Screen Shot 2014-07-14 at 7.09.11 PMInteressados em adotar os animais resgatados pela associação precisam ser maiores de idade, participar de uma entrevista e apresentar o local que vai receber o animal para avaliação de um representante da associação. Após a adoção, o grupo acompanha a adaptação do bicho na nova casa e a relação com os novos donos. A loja da associação, chamada Centro de Adoção, fica na rua General Jardim, 234, na Vila Buarque (centro). Você pode visitá-la de terça-feira a domingo, das 10h às 20h, ou ligar no telefone (11) 3151-2536. O grupo oferece também opções mais tradicionais de animais de estimação, como cães e gatos, que também estão prontos para adoção.

 

5) Quero um Bicho

Screen Shot 2014-07-14 at 7.14.39 PMO site Quero um Bicho reúne cães, gatos e também bovinos, caprinos, equinos, muares, asininos, suínos e ovinos que estão na “carrocinha” (CCZ, Centro de Controle de Zoonoses) esperando por um lar. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Alguns CCZs cobram taxa de adoção, por isso é preciso verificar diretamente com o responsável.

More about marinaknobl

Mari tem 24 anos, mora em São Paulo e é jornalista – mas às vezes pega uns freelas de design. É pisciana, palmeirense e apaixonada por comida japonesa. Adora gatos, The Sims e Milkshake, não necessariamente nessa ordem.

  • Hudson

    Bela iniciativa!!